top of page
Foto do escritorImperatriz

Viagem de 18 dias pelo Reino Unido

Atualizado: 8 de jan. de 2021

A motivação desse roteiro foi conhecer Edimburgo!

Enquanto planejávamos a viagem resolvemos dar uma "passadinha" em Londres e Cardiff, capital do País de Gales.

Para isso analisamos o mapa da região, definimos as cidades base, alguns detalhes aqui e ali e pronto! Planejamento feito!

Fizemos base em Cardiff, Manchester, Edimburgo e Londres. Conhecemos, além das cidades base, Caerphilly, York, Liverpool, Stirling e Glasgow.

Apenas resumo a viagem para que tenham ideia dos motivos que fizeram a gente escolher as cidades bases e os bate-voltas.

Vamos lá!

3 dias inteiros em Cardiff

Saímos de São Paulo em um voo direto para Londres.

Aqui vou fazer uma pausa rápida para contar que tenho pânico de avião. Devido a esse medo sempre dou preferência para voos diretos e traslados locais feitos por ônibus, trens ou carro.

Dito isso, fizemos o voo sem conexão entre São Paulo e Londres e lá pegamos um trem para Cardiff, no mesmo dia.

Voamos de madrugada e chegamos em Londres no período da manhã. De Heathrow para Paddington, com o Heathrow Express, levamos em torno de 15 minutos. É totalmente possível ir de metrô, só que o tempo é um pouco maior, em torno de 40 minutos a 1 hora.

Na estação de Paddington não tem muita coisa para fazer e por isso aconselho a programar bem o tempo para não ficar em pé na estação esperando o embarque no trem.

Paddington, Londres
Estação de trem de Paddington. Crédito da Foto - Maria Imperatriz - Viajar e se Encontrar

Compramos as passagens de trem Londres - Cardiff no site do National Rail. Optamos por retirar os bilhetes em Paddington, na mesma máquina de compra dos tickets e o procedimento foi muito fácil e rápido. Apenas preste atenção, pois você precisa inserir na máquina o mesmo cartão de crédito que adquiriu a compra online!

A viagem de trem é muito tranquila e em aproximadamente 2 horas chegamos à Cardiff.

No primeiro dia inteiro na cidade fizemos um bate-volta para Caerphilly, cidade vizinha à Cardiff e que tem um castelo magnífico no centro da cidade, pertinho da estação de trem.

Gastamos meio período para visitá-la, incluindo o Castelo.

Bate-voltas assim são interessantes porque não são cansativos e você consegue mesclá-los com a cidade base. Nesse dia voltamos para Cardiff a tempo de dar uma volta e conhecer um pouco mais da cidade.

Castelo de Caerphilly
Castelo de Caerphilly. Crédito da Foto: Maria Imperatriz - Viajar e se Encontrar

É importante lembrar que cidades pequenas na Europa costumam encerrar as atividades por volta das 18 horas rs, e justamente esse é o caso de Cardiff.

O comércio de rua e galerias fecham por volta das 18h. Depois disso apenas pubs, restaurantes e o shopping ficam abertos até por volta das 22h/ 23h.

No segundo dia conhecemos Penarth, outra cidade vizinha à Cardiff. Fomos de trem em uma viagem de apenas 10 minutos.

Andamos um pouco por Penarth, que é uma graça (típica de interior) e voltamos para Cardiff a pé, pela barragem que liga as duas cidades.

Penarth
Penarth com Cardiff lá ao fundo! Crédito da Foto: Maria Imperatriz - Viajar e se Encontrar

Foi um passeio diferente e delicioso! A "travessia" levou em torno de 20 minutos e chegamos em Cardiff Bay, que é uma parte linda da cidade e com muitos atrativos para explorar, além de restaurantes e pubs para se alimentar rs!

Cardiff Bay
Cardiff Bay. Crédito da Foto: Maria Imperatriz - Viajar e se Encontrar

No terceiro dia caminhamos sem pressa pelo centro histórico, pelo comércio e voltamos a Cardiff Bay.

Não fomos ao Castelo de Cardiff, porque já o conhecíamos. Estivemos na cidade em 2014 através de um bate-volta a partir de Londres. Relato aqui como foi esse bate-volta.

2 dias inteiros em Manchester

Manchester não era o nosso destino final. A cidade serviu como base para que pudéssemos conhecer York e Liverpool através de bate-volta.

Como eu já comentei em outro post, gosto de fazer bate-volta desde que algumas premissas sejam observadas. Uma delas, é o tempo do percurso.

Por esse motivo nunca fizemos bate-volta de Londres para York ou Liverpool e fazer base em Manchester nos daria, além de tudo, um gostinho da cidade.

Saímos cedinho de Cardiff e a viagem até Manchester durou cerca de 3 horas.

Escolhemos um hotel próximo à estação de trem para facilitar os bate-voltas programados, mas de qualquer forma o ponto era ótimo, recomendo!

A intenção era conhecer um pouco de Manchester - o que fosse possível, sem correria.

Com isso conhecemos os calçadões que são fechados para pedestres, a Market Street, a Hard Rock Café da cidade, andamos pela Deansgate e entramos na The John Rylands Library, que é lindíssima e vale a visita.

Vimos a Manchester Town Hall e a também lindíssima Manchester Central Library. De lá seguimos para o estádio do Manchester United.

Diante do nosso tempo e nossas escolhas, não fizemos o tour no estádio. Nos limitamos e nos contentamos em ver o campo de longe, conhecer a loja e o restaurante. Não foi completo, mas foi muito agradável!

Manchester, Inglaterra
Manchester. Crédito da Foto: Maria Imperatriz - Viajar e se Encontrar

Com exceção da ida e volta ao Manchester United, não usamos transporte público. Apenas andamos pela cidade.

Não foi o suficiente para conhecer Manchester e a cidade voltou para a minha lista. Gostei muito do que vi e conheci, mas é uma cidade que merece mais atenção e, por isso pretendo voltar qualquer dia.

No dia seguinte fizemos um bate-volta para York.

A viagem de Manchester para York durou em torno de 1h20. Compramos as passagens de ida e volta aqui no Brasil, através do site da National Rail.

York é uma cidade medieval linda, muralhada e com a famosa rua "Shamblers", que serviu de inspiração para o beco diagonal dos filmes de Harry Potter.

York, Inglaterra
York. Crédito da Foto: Leandro Galante - Viajar e se Encontrar

Mas além disso York tem as ruínas de Saint Mary Abbey, as muralhas da cidade (por onde é possível caminhar em alguns trechos), a Clifford´s Tower (o que sobrou do castelo de York), a Lendal Bridge e sua vista para o rio Ouse, a Catedral de York e o centrinho de comércios por onde também é delicioso caminhar!

No dia seguinte pegamos o trem cedinho para Liverpool! Fomos conhecer a terra dos Beatles.

A viagem de trem foi tranquila e também levou em torno de 1h30.

Liverpool é uma cidade deliciosa, o que causou arrependimento por não ter passado ao menos uma noite para aproveitar o máximo da cidade!

Chegamos e fomos direto ao museu dos Beatles, que fica perto do Rio Mersey. Almoçamos por perto e andamos pelas docas. Na altura da escultura de bronze dos Beatles subimos para o centro da cidade, passeamos mais um pouco pela cidade e ficamos no Cavern Club o resto do dia.

Liverpool, Inglaterra. Beatles
Liverpool. Crédito da Foto: Maria Imperatriz - Viajar e se Encontrar

Voltamos para Manchester, jantamos e arrumamos a mala para a próxima parada.

4 dias inteiros em Edimburgo

A viagem de trem de Manchester para Edimburgo também durou por volta de 3 horas! A paisagem muda a medida que entramos na Escócia e se torna mais amarronzada e particularmente bela!

Edimburgo é uma cidade que assusta, de tão linda!

Também ficamos em um hotel próximo da estação de trem e de muitos pontos de interesse, pois a cidade é pequena e deliciosa para ser explorada a pé.

Deixamos as malas no hotel e fomos andar pela cidade, sem rumo. Estávamos próximos à Royal Mille, principal rua da Old Town, e a andamos praticamente inteira.

De Edimburgo fizemos dois bate-voltas: para Stirling e para Glasgow.

No primeiro dia inteiro em Edimburgo fomos à Stirling, de trem, conhecer o Castelo e o monumento construído em homenagem ao Willian Wallace, figura importante na luta da independência da Escócia!

Gostamos tanto do Castelo que perdemos a noção do tempo e não conseguimos conhecer o Wallace Monument antes de voltar para Edimburgo. Ficou para a próxima.

Stirling, Escócia. Castelo de Stirling
Stirling vista do Castelo de Stirling. Crédito da Foto: Maria Imperatriz - Viajar e se Encontrar

No dia desse bate-volta ainda caminhamos por Edimburgo ao entardecer. Fomos até Calton Hill e andamos pela cidade.

No segundo dia fizemos o bate-volta para Glasgow. Saímos bem cedinho de Edimburgo para dar tempo de conhecer bem a cidade.

Andamos pelas ruas de comércio e conhecemos uma cervejaria. Glasgow é incrível e merece mais que um bate-volta, por isso no nosso próximo roteiro pela Escócia (que já está pronto esperando a pandemia acabar) ela nos servirá como cidade base!

Nos outros dois dias em Edimburgo caminhamos pela cidade para conhecê-la um pouco mais!

A minha sugestão para quem pretende conhecer Edimburgo, é não ter pressa para nada! Desfrute da cidade, sinta a cidade! Ela é linda e é muito interessante prestar atenção a cada detalhe das ruas, da arquitetura singular, dos becos, das lojas, dos jardins e por aí vai!

O Castelo de Edimburgo também é imperdível! Fica no final da Royal Mile e pode ser visto de praticamente toda a cidade, pois fica em cima de uma rocha.

4 dias inteiros em Londres

Fizemos a viagem de Edimburgo para Londres de trem. São quase 5 horas e é bem cansativa.

É um trecho totalmente viável para se fazer de avião e a minha sugestão é que pesquise com antecedência os valores, lembre-se do tempo de embarque e desembarque do avião, e escolha o que melhor te atenda.

Londres dispensa comentários e, claro, lá ficamos os 4 dias.

Conhecemos bem Londres e a visitamos sempre que possível! Revisitamos alguns lugares que já conhecemos e também desbravamos novos caminhos.

Aqui você vê o passeio que sempre fazemos em Londres no dia que chegamos!

Sky Garden. Londres, Inglaterra
Sky Garden, Londres. Crédito da Foto: Maria Imperatriz - Viajar e se Encontrar

Nessa viagem conhecemos o Sky Garden e a Temple Church e revisitamos Coven Garden, Camden Town (que inclui a ida à Camden Town Brewery), andar à toa na margem do Tâmisa e comer no Borough Market.

Depois de tantas descobertas, voltamos para casa - o que também é delicioso!

Veja nosso roteiro, dia a dia:

Dia 1 - SP - Londres - Cardiff

Dia 2 - Cardiff (bate-volta Caerphilly)

Dia 3 - Cardiff (bate-volta Penarth)

Dia 4 - Cardiff

Dia 5 - Cardiff - Manchester

Dia 6 - Manchester (bate-volta York)

Dia 7 - Manchester (bate-volta Liverpool)

Dia 8 - Manchester - Edimburgo

Dia 9 - Edimburgo (bate-volta Stirling)

Dia 10 - Edimburgo (bate-volta Glasgow)

Dia 11 - Edimburgo

Dia 12 - Edimburgo

Dia 13 - Edimburgo - Londres

Dia 14 - Londres

Dia 15 - Londres

Dia 16 - Londres

Dia 17 - Londres

Dia 18 - Londres - SP