Viagem de 18 dias pelo Reino Unido
- Imperatriz
- 8 de dez. de 2020
- 6 min de leitura
Atualizado: 8 de jan. de 2021
A motivação desse roteiro foi conhecer Edimburgo!
Enquanto planejávamos a viagem resolvemos dar uma "passadinha" em Londres e Cardiff, capital do País de Gales.
Para isso analisamos o mapa da região, definimos as cidades base, alguns detalhes aqui e ali e pronto! Planejamento feito!
Fizemos base em Cardiff, Manchester, Edimburgo e Londres. Conhecemos, além das cidades base, Caerphilly, York, Liverpool, Stirling e Glasgow.
Apenas resumo a viagem para que tenham ideia dos motivos que fizeram a gente escolher as cidades bases e os bate-voltas.
Vamos lá!
3 dias inteiros em Cardiff
Saímos de São Paulo em um voo direto para Londres.
Aqui vou fazer uma pausa rápida para contar que tenho pânico de avião. Devido a esse medo sempre dou preferência para voos diretos e traslados locais feitos por ônibus, trens ou carro.
Dito isso, fizemos o voo sem conexão entre São Paulo e Londres e lá pegamos um trem para Cardiff, no mesmo dia.
Voamos de madrugada e chegamos em Londres no período da manhã. De Heathrow para Paddington, com o Heathrow Express, levamos em torno de 15 minutos. É totalmente possível ir de metrô, só que o tempo é um pouco maior, em torno de 40 minutos a 1 hora.
Na estação de Paddington não tem muita coisa para fazer e por isso aconselho a programar bem o tempo para não ficar em pé na estação esperando o embarque no trem.

Compramos as passagens de trem Londres - Cardiff no site do National Rail. Optamos por retirar os bilhetes em Paddington, na mesma máquina de compra dos tickets e o procedimento foi muito fácil e rápido. Apenas preste atenção, pois você precisa inserir na máquina o mesmo cartão de crédito que adquiriu a compra online!
A viagem de trem é muito tranquila e em aproximadamente 2 horas chegamos à Cardiff.
No primeiro dia inteiro na cidade fizemos um bate-volta para Caerphilly, cidade vizinha à Cardiff e que tem um castelo magnífico no centro da cidade, pertinho da estação de trem.
Gastamos meio período para visitá-la, incluindo o Castelo.
Bate-voltas assim são interessantes porque não são cansativos e você consegue mesclá-los com a cidade base. Nesse dia voltamos para Cardiff a tempo de dar uma volta e conhecer um pouco mais da cidade.

É importante lembrar que cidades pequenas na Europa costumam encerrar as atividades por volta das 18 horas rs, e justamente esse é o caso de Cardiff.
O comércio de rua e galerias fecham por volta das 18h. Depois disso apenas pubs, restaurantes e o shopping ficam abertos até por volta das 22h/ 23h.
No segundo dia conhecemos Penarth, outra cidade vizinha à Cardiff. Fomos de trem em uma viagem de apenas 10 minutos.
Andamos um pouco por Penarth, que é uma graça (típica de interior) e voltamos para Cardiff a pé, pela barragem que liga as duas cidades.

Foi um passeio diferente e delicioso! A "travessia" levou em torno de 20 minutos e chegamos em Cardiff Bay, que é uma parte linda da cidade e com muitos atrativos para explorar, além de restaurantes e pubs para se alimentar rs!

No terceiro dia caminhamos sem pressa pelo centro histórico, pelo comércio e voltamos a Cardiff Bay.
Não fomos ao Castelo de Cardiff, porque já o conhecíamos. Estivemos na cidade em 2014 através de um bate-volta a partir de Londres. Relato aqui como foi esse bate-volta.
2 dias inteiros em Manchester
Manchester não era o nosso destino final. A cidade serviu como base para que pudéssemos conhecer York e Liverpool através de bate-volta.
Como eu já comentei em outro post, gosto de fazer bate-volta desde que algumas premissas sejam observadas. Uma delas, é o tempo do percurso.
Por esse motivo nunca fizemos bate-volta de Londres para York ou Liverpool e fazer base em Manchester nos daria, além de tudo, um gostinho da cidade.
Saímos cedinho de Cardiff e a viagem até Manchester durou cerca de 3 horas.
Escolhemos um hotel próximo à estação de trem para facilitar os bate-voltas programados, mas de qualquer forma o ponto era ótimo, recomendo!
A intenção era conhecer um pouco de Manchester - o que fosse possível, sem correria.
Com isso conhecemos os calçadões que são fechados para pedestres, a Market Street, a Hard Rock Café da cidade, andamos pela Deansgate e entramos na The John Rylands Library, que é lindíssima e vale a visita.
Vimos a Manchester Town Hall e a também lindíssima Manchester Central Library. De lá seguimos para o estádio do Manchester United.
Diante do nosso tempo e nossas escolhas, não fizemos o tour no estádio. Nos limitamos e nos contentamos em ver o campo de longe, conhecer a loja e o restaurante. Não foi completo, mas foi muito agradável!

Com exceção da ida e volta ao Manchester United, não usamos transporte público. Apenas andamos pela cidade.
Não foi o suficiente para conhecer Manchester e a cidade voltou para a minha lista. Gostei muito do que vi e conheci, mas é uma cidade que merece mais atenção e, por isso pretendo voltar qualquer dia.
No dia seguinte fizemos um bate-volta para York.
A viagem de Manchester para York durou em torno de 1h20. Compramos as passagens de ida e volta aqui no Brasil, através do site da National Rail.
York é uma cidade medieval linda, muralhada e com a famosa rua "Shamblers", que serviu de inspiração para o beco diagonal dos filmes de Harry Potter.

Mas além disso York tem as ruínas de Saint Mary Abbey, as muralhas da cidade (por onde é possível caminhar em alguns trechos), a Clifford´s Tower (o que sobrou do castelo de York), a Lendal Bridge e sua vista para o rio Ouse, a Catedral de York e o centrinho de comércios por onde também é delicioso caminhar!
No dia seguinte pegamos o trem cedinho para Liverpool! Fomos conhecer a terra dos Beatles.
A viagem de trem foi tranquila e também levou em torno de 1h30.
Liverpool é uma cidade deliciosa, o que causou arrependimento por não ter passado ao menos uma noite para aproveitar o máximo da cidade!
Chegamos e fomos direto ao museu dos Beatles, que fica perto do Rio Mersey. Almoçamos por perto e andamos pelas docas. Na altura da escultura de bronze dos Beatles subimos para o centro da cidade, passeamos mais um pouco pela cidade e ficamos no Cavern Club o resto do dia.

Voltamos para Manchester, jantamos e arrumamos a mala para a próxima parada.
4 dias inteiros em Edimburgo
A viagem de trem de Manchester para Edimburgo também durou por volta de 3 horas! A paisagem muda a medida que entramos na Escócia e se torna mais amarronzada e particularmente bela!
Edimburgo é uma cidade que assusta, de tão linda!
Também ficamos em um hotel próximo da estação de trem e de muitos pontos de interesse, pois a cidade é pequena e deliciosa para ser explorada a pé.
Deixamos as malas no hotel e fomos andar pela cidade, sem rumo. Estávamos próximos à Royal Mille, principal rua da Old Town, e a andamos praticamente inteira.
De Edimburgo fizemos dois bate-voltas: para Stirling e para Glasgow.
No primeiro dia inteiro em Edimburgo fomos à Stirling, de trem, conhecer o Castelo e o monumento construído em homenagem ao Willian Wallace, figura importante na luta da independência da Escócia!
Gostamos tanto do Castelo que perdemos a noção do tempo e não conseguimos conhecer o Wallace Monument antes de voltar para Edimburgo. Ficou para a próxima.

No dia desse bate-volta ainda caminhamos por Edimburgo ao entardecer. Fomos até Calton Hill e andamos pela cidade.
No segundo dia fizemos o bate-volta para Glasgow. Saímos bem cedinho de Edimburgo para dar tempo de conhecer bem a cidade.
Andamos pelas ruas de comércio e conhecemos uma cervejaria. Glasgow é incrível e merece mais que um bate-volta, por isso no nosso próximo roteiro pela Escócia (que já está pronto esperando a pandemia acabar) ela nos servirá como cidade base!
Nos outros dois dias em Edimburgo caminhamos pela cidade para conhecê-la um pouco mais!
A minha sugestão para quem pretende conhecer Edimburgo, é não ter pressa para nada! Desfrute da cidade, sinta a cidade! Ela é linda e é muito interessante prestar atenção a cada detalhe das ruas, da arquitetura singular, dos becos, das lojas, dos jardins e por aí vai!
O Castelo de Edimburgo também é imperdível! Fica no final da Royal Mile e pode ser visto de praticamente toda a cidade, pois fica em cima de uma rocha.
4 dias inteiros em Londres
Fizemos a viagem de Edimburgo para Londres de trem. São quase 5 horas e é bem cansativa.
É um trecho totalmente viável para se fazer de avião e a minha sugestão é que pesquise com antecedência os valores, lembre-se do tempo de embarque e desembarque do avião, e escolha o que melhor te atenda.
Londres dispensa comentários e, claro, lá ficamos os 4 dias.
Conhecemos bem Londres e a visitamos sempre que possível! Revisitamos alguns lugares que já conhecemos e também desbravamos novos caminhos.
Aqui você vê o passeio que sempre fazemos em Londres no dia que chegamos!

Nessa viagem conhecemos o Sky Garden e a Temple Church e revisitamos Coven Garden, Camden Town (que inclui a ida à Camden Town Brewery), andar à toa na margem do Tâmisa e comer no Borough Market.
Depois de tantas descobertas, voltamos para casa - o que também é delicioso!
Veja nosso roteiro, dia a dia:
Dia 1 - SP - Londres - Cardiff
Dia 2 - Cardiff (bate-volta Caerphilly)
Dia 3 - Cardiff (bate-volta Penarth)
Dia 4 - Cardiff
Dia 5 - Cardiff - Manchester
Dia 6 - Manchester (bate-volta York)
Dia 7 - Manchester (bate-volta Liverpool)
Dia 8 - Manchester - Edimburgo
Dia 9 - Edimburgo (bate-volta Stirling)
Dia 10 - Edimburgo (bate-volta Glasgow)
Dia 11 - Edimburgo
Dia 12 - Edimburgo
Dia 13 - Edimburgo - Londres
Dia 14 - Londres
Dia 15 - Londres
Dia 16 - Londres
Dia 17 - Londres
Dia 18 - Londres - SP
Até a próxima!
Comments