top of page
Foto do escritorImperatriz

Normandia - uma das muitas Franças

Atualizado: 16 de dez. de 2020

Talvez não seja a região mais frequentada da França.

Talvez seja, pois tem uma das atrações mais procuradas do país, o Monte Saint-Michel.

Talvez a região conte somente fatos sobre guerra, já que tem uma parte muito "famosa" na Normandia que fala sobre o final da Segunda Guerra Mundial - as praias do dia D - além de muitas cidades que foram reconstruídas quase por completo devido aos bombardeios dessa mesma época.

Talvez seja só mais uma região da França, tão linda por natureza!

Todos esses pensamentos passaram pela minha cabeça quando decidi conhecer a Normandia!

Honfleur, Normandia.
Honfleur, Normandia. Crédito da Foto: Maria Imperatriz - Viajar e se Encontrar

Quando iniciei a pesquisa de lugares para o roteiro de uma viagem vi a foto do Monte Saint-Michel em alguma revista e decidi que queria conhecê-lo. Nas fotos ele é absurdamente lindo, além de ter uma história interessante e a parte da maré, que sobe e desce.


Claro que eu já sabia da existência daquele lugar magnífico, mas com o tempo esquecemos de muitos destinos que um dia tivemos interesse em conhecer e por isso é bom pesquisar antes de decidir a próxima viagem. Aliás, deixo aqui uma dica do VESE: facilita ter uma lista atualizada com os lugares que você deseja visitar um dia! Falo disso também no post "3 passos para iniciar o planejamento da sua próxima viagem".

Com isso a decisão que a viagem seria para a França já estava certa. O segundo passo foi conhecer um pouco mais sobre a região e analisar se passaríamos alguns dias por lá ou se conheceríamos somente o Monte St. Michel. E aí que veio a surpresa.

A região é muito rica culturalmente além da beleza natural incrível! Ao pesquisar notei que a região tem aproximadamente 30 mil km² e cidades incríveis como Caen, Étretat, Honfleur, Lisieux, Le Havre, além de Deauville e Trouville-sur-Mer e as famosas praias do dia do desembarque (Dia D).


Ok, com essas informações eu já tinha decidido que sim, queria conhecer um pouco mais da Normandia. Passei, então, a pesquisar os meus pontos de interesse, ou seja, os atrativos que eram interessantes para mim!

Aliás, conhecer Étretat também pesou na escolha. Sou apaixonada pelo impressionismo de Claude Monet e por isso já "conhecia" Étretat (Monet retratou a cidade em belíssimos quadros).


Aqui mais uma dica do VESE: para quem curte impressionismo é possível passar por Giverny e ver os famosos jardins de Monet, bem como a casa em que ele viveu.

Étretat, Normandia.
Étretat, Normandia. Crédito da Foto: Maria Imperatriz - Viajar e se Encontrar

Como a viagem incluiu Londres e Paris, optei por ficar 4 dias inteiros na Normandia. Decidimos conhecer com mais tranquilidade algumas cidades e curtir a vibe de cada uma delas, além de visitar rapidamente alguns locais menores que encontramos pelo meio do caminho.

Para explorar a região do jeito que você quiser é preciso alugar um carro. Outras opções, também boas, são excursões e ônibus.

E assim foi. Ganhamos mais do que o programado, pois a região é realmente fantástica e nos apresentou, com dias lindos, lugares surpreendentes.

E o Monte, ah o Monte! Só pessoalmente para sentir a energia do local!

Monte St. Michel
Monte Saint Michel, Normandia. Crédito da Foto: Maria Imperatriz - Viajar e se Encontrar

Fiquei emocionada assim que bati os olhos nele, ainda na estrada. Pedi para meu marido parar o carro para que eu pudesse tirar uma foto, que ficou impublicável, pois a minha emoção realmente não saiu legal na foto rs. Mas o sentimento permanece intacto, porque viajar nos comove, sensibiliza, alegra. Viajar é amor!

Em outros posts vou detalhar os lugares que conhecemos, mas para deixar um gostinho de quero mais, segue o roteiro na região da Normandia:

Base: ficamos hospedados em Caen. É uma cidade um pouco menos turística e possui uma infraestrutura bacana. Chegamos lá de trem que pegamos em Paris e alugamos o carro na cidade para explorar a região.

Primeiro dia: seguimos cedo para Honfleur, Deauville e Trouville e no caminho conhecemos cidades lindas!

Segundo dia: passeamos por Étretat, que realmente é de perder o fôlego.

Terceiro dia: finalmente conhecemos o Monte Sr. Michel. Na volta também conhecemos lugares que não estavam no roteiro e um pouco de Caen.

Quarto dia: ficamos em Caen, para conhecer a cidade e descansar.

De lá seguimos viagem com a certeza de que valeu a pena conhecer um pouco da Normandia!

Até a próxima!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


Post: Blog2 Post
bottom of page