top of page
Foto do escritorImperatriz

Londres - Roteiro de 3 dias inteiros

Atualizado: 12 de jan. de 2021

Conhecer Londres em 3 dias não é uma tarefa fácil, mas dá para ter um gostinho da cidade e ver alguns pontos interessantes!

O ideal é ficar na cidade por, no mínimo, 5 dias.


Se esse for o seu caso, pode aproveitar para fazer o roteiro abaixo com mais calma ou incluir outros atrativos nos seus demais dias!


Como sugestão indico caminhar por Notthing Hill (vale lembrar que a feira funciona somente aos sábados) e pela região de Spitafields e Schoredict, ir até Greenwich, fazer um passeio de barco pela Tâmisa, aproveitar o Regent´s Park e Primose Hill, ter uma vista linda da cidade no Sky Garden, conhecer a Abbey Road (onde fica a faixa de pedestre mais famosa do mundo por causa dos Beatles) entre outros atrativos.


Antes de entrar no roteiro propriamente dito, algumas dicas importantes do VESE:

  • tente aproveitar o momento da melhor maneira possível para você. Não entre na correria de conhecer tudo se o roteiro não tiver no seu ritmo. Lembre-se que aqui eu dou sugestões de roteiros genéricos, ok? Você pode ter o seu roteiro através das mentorias aqui do VESE.

  • Quando se cansar durante um atrativo e outro aproveite para entrar num pub e tomar uma cerveja ou qualquer bebida da sua preferência. É um jeito de conhecer a cultura local e descansar um pouco, além de dar uma olhadinha no mapa e no próximo atrativo que irá conhecer! E não se preocupe que em todo canto da cidade tem um pub bacana pra comer e beber.

  • Quando visitar um parque curta o momento! Sente na grama, faça um piquenique ou alugue uma bike e se divirta!

  • Por toda a área turística de Londres existem totens com o "You are here". Lá você vai ver exatamente onde se encontra e aonde consegue chegar se caminhar por 5 ou 10 minutos! Isso é muito bacana e faz com que o turista se encontre facilmente na cidade. Entre um ponto de interesse e outro aproveite para observar e registrar todos os momentos, tanto na câmera quanto na mente.

  • Londres em geral é uma cidade bem segura. Na City há muitas câmeras de monitoramento e você é filmado por todos os cantos. Não tenha medo de tirar fotos e de andar tranquilo pelas ruas. Aquele cuidado que normalmente temos aqui no Brasil são suficientes para manter a sua segurança.


Dia 1

Vamos conhecer logo o Big Ben?

Ele fica em Westminster, uma área com muitos atrativos, mas a minha sugestão não é começar por ele.

Que tal começar o dia no British Museum? É um museu fantástico e super visitado por turistas de todo o mundo!

Provavelmente a Pedra da Roseta é o objeto mais procurado pelos turistas, mas o acervo conta com atrações do Egito Antigo (a maior coleção sobre o Egito depois do Museu do Cairo), Europa, Ásia, Oriente Médio, África e Américas.

Preste atenção também na área central do museu. O famoso grande átrio foi inaugurado pela rainha Elizabeth e é especialmente bonito.

Não pense em passar apenas uma hora no museu, porque é praticamente impossível. Reserve meio período para ele e o visite com calma.

Caso prefira arte moderna pode conhecer o Tate Modern e voltar para o segundo ponto do roteiro. E se não curtir museu, pule direto para o segundo ponto e aproveite para fazer um passeio mais tranquilo.

Saindo do Museu Britânico caminhe até a Carnaby Street, que fica no agitado bairro do Soho!

Carnaby Street. Londres
Carnaby Street. Crédito da Foto: Leandro Galante - Viajar e se Encontrar

A Carnaby Street foi o centro da moda em Londres por volta dos anos 60 e até hoje é uma rua (assim como as ruas no entorno) totalmente autoral e diferente!

Não se prenda somente na região da Carnaby Street, pois o Soho tem muito mais a oferecer e você pode explorar com calma a região que é cheia de lojas, pubs, cafés e histórias!

É uma região multicultural, agitada em que todos os estilos se misturam e vivem harmoniosamente bem por lá.

A Frith Street é uma das ruas mais conhecidas do bairro, então aproveite e a conheça também.

Se cansar não faltarão pubs e cafés para uma pausa. Aliás, pode aproveitar e almoçar em um deles, ou em Covent Garden, o próximo destino!

Siga para Seven Dials, já na região de Covent Garden!

Covent Garden é um dos muitos lugares deliciosos e que encanta qualquer turista! Não dá pra se cansar dele, porque são muitas informações diferentes por ali!

Em Seven Dials você vê o encontro de 7 ruas de paralelepípedos e no centro delas um relógio de sol.

Dali você pode seguir até a praça principal de Covent Garden, a Piazza Covent Garden, onde tudo acontece - apresentações de artistas de rua, muito comércio, pubs, restaurantes e cafés.

Ao redor você encontrará o Mercado de Covent Garden com suas lojas e restaurantes e também com o Apple Markert (de terça a sexta-feira) com barracas de artesanato, gravuras e bijouterias.

Depois de rodar por Covent Garden (que merece atenção, por isso, se tiver tempo nos próximos dias, volte e reveja ou conheça novos pontos da região!) vamos para Leicester Square!

Leicester Square é uma praça que fica no coração de West End e do ladinho de Covent Garden. West End é a região onde ficam os teatros e casas de espetáculos em Londres.

Em 2020 estátuas interessantes foram inseridas na praça, como o Mister Bean, a Mary Poppins, Mulher Maravilha, Harry Potter entre outras figuras interessantíssimas!

Nela também está a TKTS, onde você pode comprar ingressos para teatros e musicais com segurança.

As lojas do M&M´s e da Lego também ficam por ali!

Normalmente Leicester não é um destino, mas você irá cruzar ou passar por ela algumas vezes então aproveite para conhecê-la também!

Da Leicester Square você pode seguir dois caminhos: é possível desviar um pouco para conhecer Picadilly Circus (e seu famoso painel luminoso) e a Fortum & Maison (e suas delícias para comprar e ver) ou descer de uma vez para a Trafalgar Square e seguir até o Big Ben.

Você escolhe levando em consideração o seu tempo, seu interesse e a sua disposição.

A Trafalgar Square é palco de eventos, comemorações, manifestações e com certeza você já a viu em muitos lugares.

Trafalgar Square - Londres
Trafalgar Square. Crédito da Foto: Leandro Galante - Viajar e se Encontrar

No centro da praça está a coluna de Nelson, monumento muito famoso na cidade, que está ali desde 1843 e possui um pouco mais de 50 metros de altura (a estátua do Almirante Nelson está na ponta do monumento).

Na Trafalgar também está a National Gallery recheada de obras de artistas europeus. É um dos museu mais visitado de Londres. Nela você também encontra o Café on The Square, ao lado da escadaria que leva à National Gallery e é uma dica para fazer um pit stop se precisar.

Daqui também há duas opções a seguir. É possível descer a Whitehall até praticamente o Big Ben ou a Northumberland Avenue até as margens do Tâmisa e nela caminhar até o Big Ben.

Os dois caminhos são interessantes. Na Whitehall você passará pela guarda montada de Londres (e verá os guardas montados em seus cavalos) e pela Downing Street, rua famosa em que fica a casa do Primeiro Ministro britânico.

Já às margens do Tâmisa você se delicia com a vista da London Eye e sente a brisa deliciosa do lugar!

London Eye
London Eye - Rio Tâmisa. Crédito da Foto: Maria Imperatriz - Viajar e se Encontrar

Aí é com você!

Ao término desse passeio (tanto pela Whitehall quanto pela Northumberland Avenue) você estará em frente ao Big Ben! Na verdade, em frente ao Parlamento e à Elizabeth Tower, pois o Big Ben é o nome do sino, que apenas ouvimos!

Do lado do Parlamento fica a Westminster Abbey, famosa igreja onde são celebrados os casamentos e funerais de reis e onde Willian e Kate se casaram.

Daqui você pode sentar em algum pub interessante e apreciar uma bela pint, dar uma volta na London Eye ou voltar para o hotel e descansar!


Para ter ideia do passeio do Dia 1, segue o mapa com os lugares citados nesse roteiro:


Dia 2

O dia começa na St. Paul Cathedral, uma das principais e mais conhecidas igrejas em Londres.

Saint Paul é linda por fora e por dentro e é pura história!

St. Paul´s
St. Paul´s vista do One New Change. Crédito da Foto: Maria Imperatriz - Viajar e se Encontrar

Ela foi destruída parcialmente em 1666, durante o grande incêndio de Londres. Optaram por não reformá-la, mas sim demolir o que sobrou e reconstruir uma igreja cristã nova e mais moderna.

Ela é suntuosa, com muitos altares e com uma arquitetura bonita. É possível subir na cúpula da igreja e ter uma vista linda de Londres, porém são mais de 520 degraus até o topo e por isso recomendo que vá preparado ou que veja Londres de outros lugares que tenham uma vista mais acessível!

Depois de conhecer a St. Paul, você seguirá na Cannon Street até a Torre de Londres.

O percurso pode ser feito a pé se a intenção for viver um pouco a City - bairro central, comercial e importante de Londres - mas se preferir pode pegar um ônibus e tentar pegar um lugar privilegiado subindo as escadas ou o metrô (são 3 estações de metro da linha central).

Principalmente se você quiser entrar na Torre de Londres o ideal é ir de transporte para não se cansar muito.

Chegando na Torre de Londres, a minha sugestão é que a visite! É um passeio incrível e que vale a pena, mas tenha em mente que ficará de 2 a 3 horas lá dentro. Eu recomendo fortemente!

Torre de Londres, Londres
Interior da Torre de Londres. Crédito da Foto: Leandro Galante - Viajar e se Encontrar

A Torre foi construída por volta de 1070 (olha quantos anos de história tem ali!) com o intuito de proteger a cidade! E embora tenha sido construída como uma fortaleza, também já serviu como palácio real e prisão.

Nela estão as joias da coroa que ficam expostas para os visitantes - é uma exposição muito interessante.

Saindo da Torre siga em direção à ponte mais fotografada da cidade, a Tower Bridge!

Atravesse o Tâmisa por ela e aproveite para fotografá-la por diversos ângulos!

Tower Bridge - Londres
Tower Bridge. Crédito da Foto: Maria Imperatriz - Viajar e se Encontrar

Caminhe na beira do Tâmisa no lado oposto à Torre de Londres e aprecie os atrativos que estão por ali, como a Prefeitura da Cidade (City Hall) em um prédio moderno e o navio HMS Belfast (ancorado no Tâmisa) que participou do famoso dia D na II Guerra Mundial e hoje é um museu.

Siga em direção a London Bridge (a ponte mais antiga de Londres), onde você deixará de caminhar à beira do rio para ir até o Borough Market, famoso mercado de Londres (e mais antigo)!

Aproveite para almoçar por ali, já que opções de ótimas comidas não faltarão! A minha sugestão é para que você experimento o famoso raclette.

Borough Market
Borough Market. Crédito da Foto: Maria Imperatriz - Viajar e se Encontrar

Saindo do Borough volte para a beira do Tâmisa e continue a caminhada até o Tate Modern, museu que abriga obra moderna e com acervo incrível!

Nesse percurso você vai passar pelo Anchor Bankside, um pub antigo da cidade e à beira do Tâmisa e pelo Shakspeare´s Globe, um teatro redondo com apresentações de peças na primavera e verão! Se tiver a oportunidade, vale a pens assistir uma peça no Globe Theatre.


Eu sugiro que passeie por alguns andares do Tate Modern (último ponto do roteiro do dia) para ver de perto obras de Dalí, Picasso, Andy Warhol, René Magritte entre muitos outros artistas!

Mas se essa não for a sua vibe, vale entrar e ir até o 10º andar do Blavatnick Tower e apreciar a linda vista da cidade, de graça.

Tate Modern
Vista do Tate Modern. Crédito da Foto: Maria Imperatriz - Viajar e se Encontrar

A torre que possui a famosa chaminé e que fica voltada para o Tâmisa faz parte do prédio antigo onde funcionava uma usina elétrica. Essa torre é chamada de Natalie Bell Building.

Já a Blavatnick Tower foi construída mais recentemente como uma anexo, para também abrigar obras do museu.

Em frente ao Tate Modern está a Ponte do Milênio (somente de pedestre) que te leva à outra margem do Tâmisa onde está a St. Paul´s, ponto de partida desse roteiro.

Caso queira atravessá-la, poderá curtir os pubs da City, mas se quiser continuar a caminhada por Soutwark, chegará à London Eye e ver o pôr do sol (se ainda tiver a tempo) na ponte Waterloo.


Por ambos os lados, a caminhada é muito agradável!


Abaixo o mapa do roteiro do Dia 2:


Dia 3

O terceiro dia do roteiro tem início em Camden Town, um dos bairros mais descolados de Londres.

Caminhe tranquilamente por Camden Lock Market, mas não deixe de conhecer também a parte do The Stables, região onde está a estátua de Amy Winehouse, que foi moradora e fã do bairro.


Almoce em algum pub da região! Recomendo a Brewdog e o The Hawley Arms (preferido da Amy)!


Depois de conhecer a região de Camden, vá de metrô até o Hyde Park. Pode descer na estação Lancaster Gate, alugar uma bike logo na entrada do parque e passear por lá!

Hyde Park. Bike. Londres
Hyde Park. Crédito da Foto: Maria Imperatriz - Viajar e se Encontrar

Depois de aproveitar o Hyde Park e seguir para o próximo ponto, tente sair do parque perto da Speaker´s Corner, que fica perto do Marble Arch!

O Marble Arch foi construído em 1828 e inicialmente ficava na frente do Palácio de Buckingham. Nesse período apenas membros da Família Real podiam passar embaixo dele.

Por volta de 1855 o Arco mudou de endereço, sendo retirado do Palácio e recolocado no lugar em que está hoje, no início da Park Lane e da Oxford Street. Agora sim todos podem passar por ele!

Nesse ponto você pode seguir pela Oxford Street e conhecer o comércio da movimentada rua, ou descer a Park Lane para conhecer o Palácio de Buckingham.

A minha sugestão é que ande um pouco pela Oxford (se o seu interesse for compras, recomendo que ande bastante rs) e de lá siga de metrô para o Palácio! Para isso, pegue o metrô na estação Oxford Circus e desembarque na St. James´s Park, na Green Park ou na Hyde Park Corner.

Caso não queira caminhar pela Oxford Street, do Marble Arch você pode pegar um ônibus que desça a Park Lane e desembarcar em um ponto próximo à estação de metrô Hyde Park Corner.

De qualquer desses pontos você terá que caminhar um pouco até o Palácio, o que não é nenhum problema, pois o entorno é muito bonito e super arborizado!

Palácio de Buckingham, Londres
Palácio de Buckingham, Londres. Crédito da Foto: Maria Imperatriz - Viajar e se Encontrar

Mesmo não sendo o horário da troca da guarda, é possível ver os famosos "guardinhas" da Guarda Real na frente do Palácio!

Provavelmente você estará cansado depois de todo esse passeio, e pode terminar o dia na Harrods, se tiver interesse em conhecer (é possível ir de ônibus ou metrô a partir do Palácio), passear pela The Mall e chegar até a Trafalgar Square novamente (adoro andar nessa avenida!) ou caminhar até Ecclestone Yards, escolher um restaurante para jantar e aproveitar para tirar foto no lindo mural da Frida Kahlo!

Mural da Frida em Ecclestone Yards, Londres
Mural da Frida em Ecclestone Yards. Crédito da Foto: Leandro Galante - Viajar e se Encontrar

Se tiver tempo ou pular algum trecho do roteiro, vale a pena visitar o Museu de História Natural de Londres, que é incrível e fica pertinho da Harrods!


Abaixo o mapa do roteiro do Dia 3:


Ufa! Espero que tenha curtido as dicas!

Clique aqui para ter mais dicas sobre Londres, e aqui para ver alguns caminhos alternativos por lá!

Até a próxima!


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page