top of page
Foto do escritorImperatriz

Roma - 3 lugares para conhecer e 1 para deixar pra lá

Atualizado: 16 de dez. de 2020

Roma tem muitas opções e elencar 3 é um desafio imenso! Mas vamos lá!

Esse é o primeiro poste da série "3 lugares para conhecer e um para deixar pra lá".


A ideia dessa série é imaginar que você pode visitar apenas 3 pontos de interesse na cidade indicada e, portanto, a regra é escolher os seus 3 favoritos e contar o motivo rapidamente.


Os posts foram pensados originalmente para o Instagram e, portanto, na página do Viajar e se Encontrar você encontrará textos mais resumido, o que é ótimo para salvar!

De qualquer forma, manteremos essa série aqui no blog, porque contém dicas para quem busca opções nas principais cidades do mundo!

Vamos lá para as escolhas do VESE:

3 LUGARES PARA CONHECER EM ROMA:

Coliseu


Peço desculpas, mas esse post começará óbvio. Não vejo como ir à Roma e não visitar o Coliseu!

É o maior e mais famoso símbolo do Império Romano!


Recomendo fortemente entrar e visitar o lugar para sentir a vibração e pensar em tudo o que foi vivido ali! Para quem não sabe, o Coliseu foi palco de lutas entre gladiadores e animais. Por esse motivo, inclusive, muitas pessoas não gostam da vibe do lugar e isso é totalmente pessoal!

De qualquer forma, eu acredito que você precisa conhecer para saber e ter uma opinião sobre o local. Já está em Roma, não? Então, se puder, entre no Coliseu!

Em 404 os combates foram proibidos e no decorrer do tempo o espaço passou a ter diversas utilidades até ser o que é hoje - um dos principais sítios arqueológicos da cidade visitado por milhares de turistas.

Dicas rápidas sobre o Coliseu:

  • Compre ingresso com antecedência, pois as filas são enormes! Sugiro que sejam comprados no site do próprio Coliseu www.coopculture.it ou no site do Get Your Guide. No site do Coliseu é possível comprar e imprimir em casa! Essa opção é bacana, pois você pode sair do Brasil com o seu ticket impresso ou no celular e não pegar a fila para resgatar o bilhete no local.

  • Atenção para comprar o ticket correspondente ao passeio que você quer fazer, pois há diversos tipos de ingresso e é fácil se confundir. O ticket tradicional NÃO dá direito ao terraço panorâmico, aos subterrâneos ou à arena, mas atende perfeitamente se a sua intenção não for ficar no monumento por um período inteiro. Fique atento no momento da compra.

  • O Coliseu aceita a presença de 3.000 turistas por vez. Por esse motivo recomendo que você o visite antes das 09h30 ou após às 15h00. Caso esteja lotado, você terá que aguardar para entrar independente do tipo de ingresso que tem nas mãos. Ele abre às 08h30 e o horário de fechamento depende da época do ano. Vale consultar o site e se certificar do horário.

  • Há banheiros no térreo.

Fontana di Trevi


Ok, novamente polêmica. É amada por muitos e nem tão amada por tantos!

Há quem diga que ela é sem graça, lotada de turistas e que, diante da dificuldade para vê-la tranquilamente, se torna um atrativo que mais cansa do que agrada.

Fato que a famosa fonte sempre está entre os primeiros pontos de interesse que veem à cabeça quando pensamos em Roma e, portanto, está aqui na lista.

Além disso, é uma das fontes mais visitadas e fotografadas do mundo. E é realmente linda!

A Fontana foi construída em um local que já existia uma queda natural de água, em 1732 (concluída em 1762). Assim, a fonte que a alimenta vem de um aqueduto romano, o Aqueduto Acqua Vergine.

Os tantos turistas que a visitam seguem a lenda e lançam moedas para garantir o seu retorno à Roma! Tais moedas são retiradas regularmente e doadas a Instituições de Caridade da cidade.

Dica principal sobre a Fontana di Trevi: a visite cedinho (bem cedinho) ou no final do dia, pois o seu entorno está sempre superlotado!

Pantheón


O edifício erguido há praticamente 2 mil anos é considerado o mais bem conservado da Roma Antiga.

Pantheon significa 'todos os Deuses' em grego e foi construído para servir como um local de culto de todos os Deuses.

Não á toa, nele estão sepultados o rei Vittorio Emanuele II de Saboia, a rainha Margherita de Saboia, além de Rafael Sanzio, grande figura do renascimento.

Uma das maiores curiosidade do Pantheon é a sua cúpula imensa que possui uma abertura de 9 metros de diâmetro, por onde entra a principal fonte de luz do local.

A abertura na cúpula, também chamada de óculo, permite a entrada da chuva e, por isso, o local possui mais de 20 ralos que escoam a água que eventualmente entra.

E por essa mesma abertura as pétalas de rosas entram de forma esplendorosa no dia de Pentecostes, celebração católica que ocorre 50 dias após a Páscoa. Se tiver em Roma nesse período vale a pena chegar cedo e ver a chuva de pétalas que realmente é incrível!

O Pantheon de Roma serviu de inspiração para o lindíssimo Pantheon de Paris, onde está o pendulo de Foucalt - experiência que demonstra a rotação da terra sobre o seu próprio eixo.

Observações sobre o Pantheon:

  • É preciso observar a vestimenta: roupas curtas, chapéu e grandes decotes e ombro de fora não entram.

  • Fica na Piazza della Rotonda e por lá há inúmeros outros pontos de interesse para visitar, como a Piazza Navona, o Campo de´ Fiori, ver uma obra prima de Caravaggio na Igreja de Saint Louis des Français e ainda tomar um sorvete em qualquer uma das várias sorveterias que estão por ali. Aproveite o passeio!

1 LUGAR PARA DEIXAR PRA LÁ EM ROMA:

A Boca da Verdade - La Bocca della Veritá


Resolvi colocá-la como o lugar para deixar pra lá, pois realmente não está no início da minha lista de pontos de interesse em Roma.


De qualquer forma ela fica perto de vários outros pontos de interesse, então pensando na localização é fácil vê-la mesmo se não estiver na sua lista.

Acredita-se que o monumento era, na verdade, uma tampa de "boeiro" decorada. Sim, isso mesmo!

Por volta da idade média a lenda sobre a boca do monumento veio à tona: para saber se uma pessoa estava dizendo a verdade era só colocar a mão dela dentro da boca. Se ela tivesse mentido, a boca devoraria a mão da pessoa!

O monumento ganhou um pouco mais de gosto pelos turistas após o filme "A Princesa e o Plebeu" com Audrey Hepburn e Gregory Peck.

Ela está localizada na Igreja de Santa Maria Cosmedin, católica e com missa todas às sextas-feiras.


VATICANO


Não vejo, também, como ir à Roma e não ir ao Vaticano.

Os pontos abaixo ficam no Vaticano e por isso não entraram para a contagem dos 5 lugares imperdíveis de Roma, mas não temos como não falar rapidamente sobre esses 3 pontos:


Basílica de São Pedro, Museus do Vaticano e Capela Sistina


Independente da religião, conhecer os atrativos do Vaticano é algo grandioso!

A parte dos Museus do Vaticano que mais faz sucesso é a que te leva para a Capela Sistina.

A Capela Sistina faz parte do complexo de museus do Vaticano (nove museus principais, conforme o site oficial) e abriga um conjunto de afrescos pintados por Michelangelo e outros artistas da época (1508 a 1541) como Perugino e Botticelli.


Alguns imperdíveis são A Criação de Adão, pintada no teto da Capela, as 391 figuras do Juízo Final e o autorretrato de Miquelângelo em São Bartolomeu. Para saber as artes espalhadas pela Capela e Museus, há mapas no local!

Algumas curiosidades sobre a Capela Sistina:

  • É na Capela Sistina que ocorre o conclave, reunião de cardeais que irão eleger o novo Papa.

  • Os ingressos para os Museus do Vaticano podem ser adquiridos no site oficial www.museivaticani.va ou no Get Your Guide. Há várias possibilidades de visitas, por isso preste atenção ao comprar os ingressos. As filas são grandes e demoradas e a sugestão novamente é comprá-los com antecedência.


A Basílica de São Pedro é a maior edificação religiosa do mundo e tem dimensões colossais.

Além de toda a grandiosidade, lá você encontra inúmeras obras de artistas consagrados como Pietá de Miquelangelo (uma obra simplesmente fascinante e imperdível) e a Cúpula - obra inacabada por Miquelangelo (ele faleceu antes de concluir a obra) - cuja vista é incrível, mas a subida requer preparo físico para os mais de 550 degraus!

A dica para a Basílica de São Pedro é para prestar atenção em cada detalhe, pois são inúmeras obras sensacionais, além da arquitetura que merece ser observada.

Dicas sobre a Basílica:

  • Há regras de vestimenta para entrar na Basílica e algumas roupas são proibidas, como shorts ou regatas, por exemplo. Verifique o site oficial do lugar antes de ir.

  • As filas são grandes e a entrada é gratuita. Caso prefira comprar um ingresso para entrar mais rapidamente e pegar os áudio-guias, pode comprá-lo no site Get Your Guide.

Ainda no Vaticano é possível ver o Papa!

A agenda do pontífice é disponibilizada com meses de antecedência no site do Vaticano. Assim, você conseguirá saber onde ele estará nos dias que estiver por Roma e, quem sabe, com sorte, não seja possível vê-lo de perto?

Até a próxima!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


Post: Blog2 Post
bottom of page