top of page
Foto do escritorImperatriz

3 passos para iniciar o planejamento da sua próxima viagem

Atualizado: 9 de dez. de 2020

Planejar uma viagem não é uma atividade simples. Requer atenção, tempo, vontade e amor!


Há quem ame planejar, há quem não goste (e portanto não planeja) e há quem faça os planejamentos por obrigação, sem achar a menor graça.


Eu estou na primeira turma! Aquela que ama planejar uma viagem, pesquisar, ler e estudar (sim, requer estudo)! Não à toa criei o VESE e as Mentorias - Simples e com Acompanhamento - que estão disponíveis aqui no site!


Mas a grande maioria das pessoas está no terceiro grupo, aquele que faz o planejamento, mas não se empolga e literalmente se cansa para estruturar o roteiro.


Aqui neste post falo um pouco sobre o início do planejamento! Aqueles 3 passos para tirar os planos da cabeça e colocar no papel para logo adiante tirar do papel e colocá-los em prática!


O início do planejamento normalmente acontece no período de um ano a seis meses antes da viagem, pois a decisão do destino já é o começo do planejamento.


E sabemos que essa não é uma decisão simples, afinal queremos mesmo é conhecer esse mundão inteiro!


Infelizmente é importante ter ciência que isso não será possível em uma única viagem. Justamente por esse motivo as escolhas dos destinos são importantes para elaborar o roteiro.


Então como definir prioridades? Como decidir o que realmente quer conhecer? Como decidir se a viagem englobará 2 ou 3 países? Ou talvez 1 só mesmo?


Não há respostas certas para tais perguntas.


O importante é sentir as suas prioridades, as suas vontades e segui-las. Normalmente temos algo em mente e o ideal é deixar fluir as suas preferências.


Uma coisa que ajuda muito é manter uma lista atualizada com os lugares que te atraem. Não precisa ser uma lista só de cidades ou países, mas também pode ser de atrativos que você tenha visto em um filme ou que leu em um livro ou revista! Ou ainda aquele lugar que viu nas redes sociais e pensou "nossa, quero conhecer um dia!".


Essa lista deve ser consultada quando você iniciar o planejamento da próxima viagem. Pode acontecer de ler as suas anotações e notar um lugar que não se lembrava, mas que ainda quer muito conhecer! Quem sabe ele faça parte da próxima aventura?!


Aconteceu comigo quando vi o Monte Saint-Michel em uma revista. Lembrei daquele lugar maravilhoso que um dia quis conhecer e essa vontade cresceu enquanto eu planejava a próxima viagem. Não consegui tirá-lo da cabeça e lá fomos nós para a Normandia!


Bem, vamos às dicas para que você inicie o planejamento da viagem:


- 1º passo: decidir o destino ou destinos da viagem - analisar os atrativos existentes em cada lugar.


O primeiro passo, portanto, é olhar atentamente o mapa da região que você quer conhecer e ver os atrativos existente em cada país, região ou cidade. É decidir quais lugares conhecer ou ter um ponto de partida que ajude nessa definição.


Para isso utilizo o google maps e o google.


Seguindo o exemplo do Monte Saint-Michel, esse era o meu ponto de partida. Não sabia exatamente como chegar lá e quantos outros atrativos existiam por perto e assim iniciei a minha pesquisa.


Pesquisei sobre a região da Normandia, vi a localização exata do Monte e como chegar até ele a partir de vários pontos da França. Anotei atrativos de cidades próximas para depois avançar para os próximos passos.


Tenho um outro exemplo em que eu não tinha um ponto de partida claro. Estava em dúvida sobre conhecer a Alemanha ou Suíça, e essa dúvida era totalmente genérica!


Pesquisei muitos atrativos nos dois países e decidi pela Suíça!


Não que a Alemanha não tenha atrativos fortes o suficiente, pelo contrário! Será provavelmente a minha próxima viagem, mas nesse ponto não há um motivo ou um caminho certo para tomar. O importante, nesse passo, é seguir a sua vontade e o seu instinto! Simples assim!


- 2º passo: anotar os atrativos que te interessam em cada destino.


No segundo passo sugiro analisar e anotar (provisoriamente, pois é normal que mude algumas vezes até a decisão final) os atrativos que mais te agradaram na análise feita no primeiro passo, e quais você quer conhecer!


Aqui você decide os seus pontos de interesse!


Lembre-se sempre que a viagem é sua! Você não precisa conhecer a Torre Eiffel, por exemplo, apenas pelo fato de muitos terem essa vontade. Se não fizer parte da sua vibe, não vá! Você pode, e deve, conhecer apenas o que realmente te interessa!


Seguindo no exemplo da minha viagem à Normandia, depois de analisar os atrativos de várias cidades da região decidi que queria conhecer Étretat, Honfleur, Deauville, Giverny e Caen, pois todas tinham atrativos que me interessavam!


Já no exemplo da Suíça, esse segundo passo aconteceu praticamente junto com o primeiro, pois enquanto eu analisei todos os atrativos dos destinos, anotei o que me interessava e o que tinha mais a ver comigo e com o tipo de viagem que escolhi.


Nesse ponto anotei que conheceria Genebra, Zurique, Berna (a capital do país não poderia ficar de fora), Lucerna (que eu já tinha recebido feedbacks ótimos) e alguma montanha, de preferência com neve!


Com isso desisti na parte italiana da Suíça e dei preferência à parte francesa e alemã!


Nesse momento também fazemos escolhas importantes e deixamos pra lá lugares lindos, mas que estão em segundo lugar na nossa lista de preferências e prioridades.

3º passo: analisar e decidir quais serão as cidades "base", ou seja, aquelas em que você se hospedará.


Já no terceiro passo a sugestão é para analisar as cidades que possivelmente servirão de "base" na sua viagem. Cidades base são aquelas que possuem uma infraestrutura bacana para você conhecer a região de trem, ônibus ou carro.


Com isso em mãos fica mais fácil iniciar o planejamento do roteiro, analisar os possíveis meios de transporte entre uma base e outra e as cidades, vilarejos e lugares que você irá visitar. Ou seja, com isso você já pode dar início a fase de tirar do papel e colocar em prática as suas opções!


Eu decidi que ficaria hospedada em Caen, pois a cidade fica no meio do caminho entre Étretat e o Monte Saint-Michel e isso facilitaria o deslocamento entre meus pontos de interesse. Além disso poderia chegar em Caen facilmente partindo de Paris.


Já no exemplo da Suíça tenho mais observações a fazer.


Inicialmente decidi que faria base em Genebra e Zurique. A Suíça é pequena, possui uma ótima malha ferroviária e as cidades que eu tinha interesse em conhecer ficavam próximas, o que era totalmente favorável para bate e voltas!


Contudo, após concluir o planejamento inicial (seguindo os 3 passos) e começar a parte prática do planejamento tive que fazer algumas alterações.


Para quem não sabe, tenho pânico de avião. Descrevo meu medo como pânico, porque é muito grande e me causa muita ansiedade dias antes das viagens (mas claro, não me paralisa rs!).


Com isso sempre escolho, dentro do possível, voos diretos de SP para o lugar de destino.


Para essa viagem não foi possível, pois a passagem SP - Zurique estava muito mais cara que a passagem SP - Paris, por exemplo.


Eu tinha, portanto, duas opções: fazer escala em Paris e pegar um segundo voo para a Genebra ou pegar um trem em Paris e ir para Genebra.


Imediatamente escolhi a segunda opção! Contudo, como não gosto de sair de uma cidade, de trem no mesmo dia do voo intercontinental, não estava confortável em sair de Zurique de manhã para chegar em Paris e pegar o voo para o Brasil a noite.


Por isso decidi acrescentar mais um destino nessa viagem: Paris. Dessa forma eu já estaria em Paris para pegar o voo de volta e, claro, aproveitaria para dar uma volta por lá!


Para isso precisei reduzir os dias na Suíça e alterar os passeios previamente programados.


Voltei, portanto, ao segundo passo. Com um período mais curto em cada cidade precisei revisitar os pontos de interesse para dividir melhor as atividades ao longo dos dias.


Afirmo, portanto, que os 3 passos são importantes para a organização do planejamento.


Muitas vezes os passos iniciais se misturam, pois enquanto analisamos os atrativos da região já sabemos o que queremos conhecer e ao mesmo tempo já pensamos na viabilidade dos deslocamentos que temos em mente para fazer!


O interessante é ter os passos definidos, mesmo que misturados, pois se precisar voltar em algum deles para tomar uma nova decisão, eles estarão lá, prontos e claros e ajudarão na retomada do planejamento!


Para encerrar aproveito para fazer uma pequena "propaganda" da "Mentoria e Acompanhamento" - uma das mentorias disponíveis aqui no VESE.


Através dela - e depois de uma boa conversa - pesquiso e detalho os atrativos de cada lugar, ajudo você a escolher os destinos da sua viagem e entrego um material (apresentação e planilhas) totalmente personalizado.


Para saber mais entre em contato ou acesse MENTORIAS no menu principal do site.


Até a próxima!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page