top of page
Foto do escritorImperatriz

Paris - 3 lugares para conhecer e 1 para deixar pra lá

Atualizado: 16 de dez. de 2020

Ah, Paris!

Para muitos é a cidade mais charmosa do mundo, a mais encantadora, a mais cosmopolita, moderna e antiga ao mesmo tempo, a mais romântica!

Para outros, "apenas" Paris!

A cidade encanta até mesmo o mais desconfiado, que vai até a cidade luz com o pensamento "ah, não pode ser tudo isso!"!

Pois é, pode sim!

Nem sempre, é verdade, esse encantamento acontece no primeiro momento, "a primeira vista", mas basta "insistir" um pouco e descobrir que Paris tem muito a oferecer!

Tentei apontar 3 lugares para conhecer que realmente fazem sentido em uma primeira visita à cidade!

É muito difícil ir para Paris e não conhecer lugares como o Grand Palais, Petit Palais, Pantheón, Madeleine, Montparnasse, os Jardins de Luxemburgo, o Centro Pompidou, Rue de Rivoli, andar pelos bairros de Saint Germain, Montmartre e Marais entre outros tantos que fazem Paris ser Paris!

Margens do Sena. Foto tirada nas escadarias do D´Orsay
Margens do Sena. Crédito da Foto: Maria Imperatriz - Viajar e se Encontrar

Afinal, como dizem alguns famosos: “Paris é sempre uma boa ideia!” (Audrey Hepburn no filme Sabrina), “nós sempre teremos Paris” (filme Casablanca) e “Respirar Paris, isso conserva a alma” (Victor Hugo).

Vamos lá para as escolhas do VESE:


3 LUGARES PARA CONHECER EM PARIS:

Museu do Louvre


Paris possui muitos museus incríveis como o moderno Centro Pompidou e o Orsay - que particularmente amo e não poderia deixar de citar - mas o Louvre é o Louvre.

Museu do Louvre. Pirâmide do Louvre.
Pátio externo do Museu do Louvre. Crédito da Foto: Leandro Galante - Viajar e se Encontrar

O Louvre possui uma arquitetura única, acervo maravilhoso e uma grandiosidade que transborda emoção!


Seus números também impressionam! A área total do museu é de 243.000 m² e a área de exposição é de 72.000 m² aproximadamente.


Hoje o museu tem um acervo de aproximadamente 554.000 obras e cerca de 38.000 estão expostas!

Por ser muito grande e possuir várias obras incríveis, exige um planejamento prévio do percurso que você irá fazer.

É importante saber que não será possível conhecer o museu inteiro em uma única visita, por isso igualmente importante é pesquisar e anotar as obras que você tem interesse em ver, analisar o mapa do museu para saber em que galerias estão e assim traçar o seu roteiro lá dentro.

Isso é necessário porque é muito fácil você se perder admirando obras incríveis e acabar não vendo o que gostaria de ver.

Claro que isso não é problema, mas pode ser frustrante, cansativo e transformar a sua visita em uma lembrança chata, o que não queremos!

No site do Louvre é possível baixar o mapa das alas e andares, o que ajuda muito no planejamento https://www.louvre.fr/en/plan .

O museu possui 3 alas principais - Denon, Sully e Richelieu - e possui obras expostas que datam da pré-história aos dias atuais.

Essas obras estão divididas em 8 grandes departamentos: i. Antiguidade oriental; ii. Egito; iii. Gregos, etruscos e romanos; iv. Arte do Islã; v. Esculturas; iv. Objetos de arte; vii. Pintura; e viii. Artes gráficas.

O meu planejamento foi para ver o Código de Hamurabi, os aposentos de Napoleão, Vênus de Milo, a Monalisa e pelo menos passar pelo Egito. Foi corrido e cansativo, mas valeu a pena!

Caso não curta ou não tenha tempo para entrar no Louvre e apreciar as obras, vale um passeio do lado de fora para conhecer a famosa pirâmide de vidro (e principal entrada para o museu) e os "Jardins du Carrousel e des Tuileries".

Curiosidades sobre o Louvre:

  • A pirâmide de vidro foi construída em 1988 e, como já mencionei, funciona como a principal entrada para o museu. Ela é incrível e contrasta com a arquitetura do museu, o que impressiona. Alguns dizem que ela foi construída com 666 painéis de vidro, o que não é verdade. São, no total, 673 painéis.

  • O Carrosel do Louvre, onde fica a pirâmide invertida, fica no subsolo e tem algumas lojas e banheiros (para quem não pagou o ingresso do museu) e a entrada fica na Rue de Rivoli, 99.

  • O museu não abre às terças-feiras e de quarta e sexta-feira fica aberto até às 21h45. Nos outros dias, funciona até às 18h00.


Arco do Triunfo


Um dos mais imponentes monumentos de Paris, foi construído por Napoleão, no início do século XIX para homenagear as Forças Armadas da França. A ideia é lembrar daqueles que lutaram e morreram pela França nas guerras em que o país esteve envolvido, incluindo a Revolução Francesa.

No Arco está o túmulo do soldado desconhecido, que simboliza todos os mortos não identificados nas guerras.

Arco do Triunfo. Paris.
Arco do Triunfo. Credito da Foto: Maria Imperatriz - Viajar e se Encontrar

Ele faz parte do chamado Eixo Histórico - uma linha de monumentos, edifícios e vias públicas famosos em Paris. Nele estão, por exemplo, o Obelisco da Place de la Concorde, o Arco do Triunfo, Champs-Élysées e o Grande Arco em La Defense!

É possível subir ao topo do Arco, mas são mais de 280 degraus.

As escadas são em caracol e super apertadas. Embora a vista seja espetacular, quem não gosta de lugares fechados não deve subir pelas escadas.

Vista do Arco do Triunfo
Uma das vistas do Arco do Triunfo. Crédito da Foto: Maria Imperatriz - Viajar e se Encontrar
escada do Arco do Triunfo
Escada que dá acesso ao terraço do Arco do Triunfo. Crédito da Foto: Maria Imperatriz - VESE

Como o Arco fica em uma das extremidades da Champs-Élysées, aproveite para conhecer as lojas da avenida mais famosa de Paris!

Curiosidades e informações sobre o Arco do Triunfo.

  • O Arco fica em uma praça redonda de onde saem 12 grandes avenidas.

  • Para chegar no Arco jamais tente atravessar a rotatória a pé, pois não tem semáforo e é impossível a travessia! Utilize uma das passagens subterrâneas situadas em muitas das 12 avenidas. Para não ter erro, use o túnel que fica na esquina da Champs-Élysées e te leva até o Arco em segurança!

  • No interior tem um pequeno museu e dados sobre a construção.

  • O Arco fica aberto para visitação das 10h00 às 22h30.


Passeio pela margem do Sena

Um dos 3 lugares para conhecer é, na verdade, um passeio. Com isso, consigo incluir alguns outros pontos de interesse e não somente mais um.

Sim, estou camuflando o fato de falar de mais de 3 pontos de interesse, como o título requer, mas afinal é Paris!

O rio Sena é considerado uma das principais avenidas de Paris! Passear pelas margens do rio ou fazer um passeio de barco dá uma visão geral de vários atrativos da cidade!

Em vários pontos é possível flanar pelas margens à beira do rio - praticamente no nível da água - e não somente pelas avenidas que o margeiam! Nesses pontos parece que você está alheio ao trânsito e barulho normais em qualquer cidade grande.

margens do Sena. Notre-Dame
Notre-Dame antes do incêndio vista das margens do rio Sena. Crédito da Foto: Leandro Galante - VESE

Da beira do rio Sena é possível ver muitos pontos de interesse!

Como exemplo de passeio por essa região podemos partir da Torre Eiffel (um ícone de Paris!) e ir até a Catedral de Notre-Dame, na Île de la Cité.

Esse trajeto leva em torno de 1 hora e tem quase 5 km. Não é preciso fazer em um único dia, principalmente se o desejo for intercalar o passeio com a visita aos atrativos!

As famosas pontes também fazem parte da beleza do trajeto e devem ser notadas!

Os pontos de atrativo desse trajeto são:

  • Grand Palais e Petit Palais com um pequeno desvio

  • Ponte Alexandre III

  • Jardim des Tuileries

  • Museu d´Orsay

  • Pont des Arts (aquela em que os casais penduravam seus cadeados - na minha opinião, uma das mais lindas vistas de Paris, para a Île de la Cité!)

  • Louvre

  • Île de la Cité com suas Notre-Dame e Sainte Chapelle, Place Dauphine e a Conciergerie.

É um passeio de tirar o fôlego, encher os olhos e se emocionar!

Champ de Mars. Torre Eiffel
Torre Eiffel - Parc du Champ de Mars. Crédito da Foto: Maria Imperatriz - Viajar e se Encontrar
Torre Eiffel
Torre Eiffel vista das margens do Sena. Crédito da Foto: Leandro Galante - Viajar e se Encontrar

Como a Torre Eiffel está dentro desse terceiro "lugar" para conhecer, abaixo algumas curiosidades sobre ela:

  • A altura da Torre equivale a um prédio de 100 andares.

  • Foi construída para comemorar os 100 anos da Revolução Francesa, em 1889.

  • Seria desmontada em 1909, mas como era usada como antena de transmissão, permaneceu "montada".

  • É possível comprar ingresso antecipado no site oficial, contudo esgotam muito rapidamente. Mas não se preocupe, porque todos que ficam na fila conseguem subir!

  • Subir na torre é muito interessante e a vista é linda (embora não tenha o ponto mais icônico da cidade - a própria Torre), mas requer tempo! Se você não tiver esse tempo, aproveite para passear pelo entorno e vê-la de perto. Ficar embaixo ou bem próximo da Torre também te dá uma sensação e uma visão muito interessante!


1 LUGAR PARA DEIXAR PRA LÁ

Moulin Rouge

O Moulin Rouge faz parte da cena noturna de Paris há mais de 120 anos!

Foi fundado em 1889, no bairro boêmio de Montmartre. As noites ali eram animadas, regadas a muita champanhe e dança, e até hoje, depois de vários altos e baixos, o Moulin Rouge é conhecido por essas mesmas razões!

Hoje é muito mais turístico, mas ainda é o cabaré mais procurado por turistas!

As roupas das dançarinas são cheias de penas e lantejoulas e produzidas pelas mais famosas modistas de Paris!

Há dois horários de shows diários e é possível reservar mesa para jantar antes do início do espetáculo através do site oficial do local.

Nunca coloquei o Moulin Rouge na minha lista de prioridades em Paris. Talvez seja um erro, quem sabe na próxima?

Até a próxima!

0 comentário

Comentarios


Post: Blog2 Post
bottom of page